A experiência do consumidor com a sua clínica de vacinas é o que determina se ele continuará ou não escolhendo consumir os seus serviços: essa avaliação vai desde o atendimento inicial até o pós-venda.
Sim, isso mesmo! O atendimento pós-venda faz total diferença na experiência que você proporciona para o seu paciente. Essa atenção demonstra um carinho e cuidado com quem escolheu a sua clínica e foi atendido pelos seus funcionários.
Mas como fidelizar o seu cliente nesta etapa da jornada de compra? Separamos três estratégias para você aplicar no dia a dia. Boa leitura!
O que influencia na satisfação do cliente?
Antes de tudo é necessário entender o que influencia na satisfação do cliente no dia a dia, principalmente porque ele é um fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa, inclusive a sua clínica de vacinas.
Quando os seus pacientes saem satisfeitos com a sua clínica, são mais propensos a retornar e contratar novamente os seus serviços, além de recomendar para outras pessoas. Dentre os fatores que influenciam nessa satisfação estão: qualidade, preço, atendimento, facilidade em contratar, disponibilidade, comunicação e pós-vendas.
Abaixo, vamos entender melhor sobre quais estratégias usar para construir um relacionamento após a prestação dos serviços.
Estratégias para fidelizar no pós-vendas
Vamos às estratégias que você pode aplicar para fidelizar o seu paciente no pós-vendas? Confira abaixo!
📳Mantenha contato com o cliente
Mesmo após a vacinação, é fundamental manter a proximidade com o seu cliente. Essa é uma forma de nutrir esse relacionamento e fazer com que ele lembre da sua clínica quando tiver a necessidade de novas vacinas.
Existem algumas formas de manter esse contato de forma sutil, utilizando algumas ferramentas, como:
✅ E-mail para uma mensagem de agradecimento pela escolha da clínica
✅ Lembrete via WhatsApp com as próximas vacinas recomendadas
✅ Newsletter com desconto especial ou brinde
✅ Pesquisa satisfação para entender melhor a experiência dele
🎁Serviços adicionais
Outra forma de proporcionar um pós-vendas agradável para o seu cliente e transformá-lo em um consumidor fiel é oferecer alguns serviços adicionais, que fazem sentido para as necessidades dele.
Além de aumentar os lucros, ainda consegue mostrar o quanto sua equipe é cuidadosa com o paciente, identificando o que ele precisa e até mesmo se antecipando para algumas situações, como por exemplo, as próximas doses das vacinas.
🥰Personalize a experiência
Existem algumas ações que podem parecer simples, mas fazem total diferença no dia da pessoa: aquela experiência personalizada, pensada exatamente para atender ao que o seu paciente precisa.
O primeiro passo para isso é conhecer o seu paciente, identificando o perfil e as suas preferências. Converse com ele chamando pelo nome, isso faz TODA diferença, hein?!
Aliás, um e-mail ou mensagem de boas-vindas antes do atendimento pode ser uma boa oportunidade de criar mais conexão. Mas sem mensagens prontas, o diferencial maior aqui é escrever um texto mais personalizado e direcionado ao seu paciente.
O essencial é você transformar um momento que para muitos é desafiador, em uma situação mais tranquila possível. Dessa forma, seja paciente com ele em todo o processo!
Gostou das estratégias? Quais delas você já aplica no dia a dia? Compartilhe este conteúdo para a sua equipe e construam um excelente pós-venda!
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