Para organizar uma campanha de vacinação, é necessário desenvolver um planejamento, assim como toda estratégia de divulgação e de execução. Mas antes, vamos trazer um pouco do significado da campanha de vacinação.
A campanha de vacinação é um projeto criado por entidades da área de saúde para proteger a população dos mais variados tipos de doenças, uma campanha recorrente realizada por instituições públicas e privadas é a da gripe. Aposto que você já deve ter recebido um e-mail, um folheto ou visto na TV algo sobre a iniciativa. Não é mesmo?
A imunização é capaz de controlar epidemias e evitar enfermidades gravíssimas, como a Covid-19, campanha de vacinação mais recente. O líquido inserido no organismo ajuda o sistema imunológico na capacidade de defesa, protegendo-o no dia a dia.
Mas você sabe como realizar uma campanha de vacinação?
Bom, se você está dentro do ramo da saúde, é preciso saber pelo menos executar o planejamento.
Primeiramente, defina o público-alvo de sua campanha de vacinação. Afinal, os imunizantes não são os mesmos para todas as pessoas, isso porque pode ter alérgicos, grupo de riscos e crianças – a qual deve tudo ser ajustado e ter outras alternativas. Então, a idade pode interferir e muito, tenha isso traçado.
O mesmo vale para o sexo. E não é mito, é ciência. Já foi comprovado que mulheres precisam de vacinas diferentes das oferecidas aos homens, justamente por conta de sua formação biológica e hormônios. Nem sempre o que é um risco para mulher, é para o homem.
Depois disso, pense nos canais de divulgação que a campanha de vacinação será veiculada: Imprensa local, regional, estadual ou nacional? Terá veiculação nas mídias sociais? Terá mídia offline? Tudo isso é importante.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é conhecido por realizar várias campanhas de vacinação e incentivar a população na aplicação do imunizante. Quer um case de sucesso? Basta acessar o YouTube e ver os principais comerciais. Garanto que ali você encontrará referências de sobra.
Após desenhar todo o plano estratégico, comece a tirar do papel e pense em quais locais a equipe estará aplicando o imunizante, será haverá convênio ou ação promocional.
Lembre-se que, atualmente, muitas empresas gostam de proporcionar campanhas de vacinação aos seus funcionários, garantindo saúde para todos e qualidade de vida. Busque parcerias também.
Como surgiu a campanha de vacinação?
As campanhas de vacinação surgiram em 1954 para combater a poliomielite – doença que se espalhava na população neste período.
Inicialmente, a campanha começou em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, após resultados promissores, se espalhou para outros estados e, consequentemente, atendeu centenas de milhares de crianças.
Percebendo a sua importância, a campanha de vacinação foi regulamentada no Código Nacional de Saúde, estabelecido por meio da Lei nº 2.312 de 3 de setembro de 1954. A partir daí surgiu a legislação de Normas Gerais sobre Defesa e Proteção da Saúde em todo território nacional pelo Decreto nº 49.974-A.
Nos anos seguintes, por volta da década de 60, outras vacinas foram ofertadas à população, como para varíola, por exemplo.
De lá para cá, surgiram outras doenças, outros imunizantes, mas o foco continua sendo o mesmo: proteger a população. Sempre em busca de formas mais eficazes e com campanhas que provoquem ainda mais a sensibilidade da população.