Manter a organização financeira da sua clínica de vacinação pode parecer um bicho de sete cabeças quando você se depara com o termo e com todas as responsabilidades que estão em torno dele.
Entretanto, essa organização não precisa se tornar algo complexo na sua vida. Para te ajudar, preparamos esse guia para descomplicar o processo. Continue lendo e confira!
Dicas para uma organização financeira efetiva
O primeiro passo para ter uma organização financeira na sua clínica de vacinação é ficar por dentro de tudo que acontece com as finanças.
Aliás, você pode ser um excelente empreendedor, já ter anos de mercado, mas se não tiver controle do seu fluxo, será mais difícil chegar a lucratividade que você deseja.
Vamos às dicas?
Separe um tempo para dedicar a organização financeira
O primeiro passo é você separar um tempo para organizar as finanças da sua clínica de vacinação. Utilize esse tempo para criar um panorama dos gastos fixos mensais variáveis, os gastos fixos mensais não variáveis e aqueles valores que devem ser guardados para situações de emergência.
Por isso, esse primeiro momento deve ser de entendimento da situação em um geral, ou seja, do seu orçamento mensal com entradas e saídas, para assim seguirmos para o segundo passo.
Analise seus gastos
O segundo passo deve ser a análise dos gastos da sua clínica de vacinação. Dentro dos pontos levantados no orçamento mensal, existem gastos que podem ser retirados ou reduzidos?
Entenda o cenário e avalie o que é realmente indispensável, mas o que pode ser deixado para um segundo momento. Além disso, este pode ser o momento de você negociar valores dos itens essenciais para o funcionamento do seu negócio.
Defina as suas prioridades
O terceiro passo deste guia para descomplicar a organização financeira é a definição de prioridades. O pagamento dos custos fixos variáveis e não variáveis é indispensável, sendo assim, deve ser prioridade no momento de pagar.
É sempre bom lembrar que, quando tudo é prioridade, nada é prioridade. Por isso, faça uma escala de prioridades dentro do seu negócio, de forma estratégica, para que você alcance os seus objetivos, que é o próximo tópico.
Determine seus objetivos financeiros
Qual é o seu objetivo financeiro a curto, médio e longo prazo? É necessário entender isso para que a organização seja assertiva. Se a curto prazo é colocar as contas em dia, por exemplo, você deve definir esse ponto como prioridade e planejar os gastos.
Isso vale para os objetivos a médio e longo prazo também: determinar quais são eles e criar um plano de ação funcional para alcançá-los. Criar hábitos e metas são algumas formas de chegar a eles de forma mais rápida e sem muito sofrimento!
Tenha um software de gestão
A pior parte pode ser gerenciar todos os tópicos acima e não saber como ou onde organizar todas as informações levantadas. Por isso, a sua clínica de vacinação merece um software super completo, que atenda às suas necessidades de gestão e de rotina organizadas, como:
- controle de saída e entrada de vacinas
- agenda on-line
- disparo de e-mails
- aplicativo de vacinação domiciliar
- relatórios financeiros
- relatórios gerenciais
E muito mais! Para te ajudar em todas essas tarefas, você pode contar com o Netvacinas. Ele vai mudar a sua forma de gerenciar e te mostrar que nunca foi tão fácil fazer essa gestão.
Saiba mais sobre o Netvacinas, o software feito para a sua clínica de vacinação, e descomplique a organização financeira e gestão do seu negócio.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog.